IRC

                    O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo de chat e troca de arquivos, o precursor dos demais chats existentes hoje, que usa os protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol) para poder conectar computadores em rede e opcionalmente SSL (Secure Sockets Layers) que permite oferecer comunicação criptografada e autenticada, visando segurança, privacidade nas comunicações.

                    Foi escrito pelo programador e professor universitário finlandês, Jarkko Oikarinen em 1988 na Universidade de Oulu na Finlândia, na época das redes locais BBS (Bulletin Board Service), bem antes do surgimento da internet (maior conglomerado mundial de redes de comunicação em informática) em 1991.

                    O que emula o chat, do protocolo IRC, são programas (softwares), que criam um servidor virtual ou vários de IRC, hospedados em servidores de máquinas físicas (hardwares), contas shell. Isto possibilita formar uma ou várias redes de IRC.

                    Para conectar-se a um servidor é necessário ligar-se a ele da seguinte forma: utilizar um cliente de IRC apropriado, ex: mIRC, ou por via WEB IRC em site destinado ao IRC.

                    Aprofundando o que já foi mencionado, uma rede é formada por um servidor ou vários servidores de IRC (IRCd servers), que estão interligados. O servidor principal é chamado de HUB e os secundários de LEAFs, que por sua vez ligam-se a ele. Existem também os servidores que acumulam as duas funções HUB LEAFs, que estão ligados a um HUB central, tornando-se o principal de outros servidores LEAFs.

                    Para manter a ordem, melhor controle de processos (organização) e segurança na rede é que entram os serviços que estão hospedados nela, mais precisamente ligados ao servidor principal o HUB. Chamamos estes serviços de services (IRCd services), que se subdividem em vários serviços: NickServ; ChanServ; MemoServ; HostServ; BotServ; OperServ (acesso restrito a STAFF). Já as redes de IRC norte americanas, não costumam utilizá-los.

                     Eventualmente existem outros tipos de services (IRCd services statistics), criados para avisos, controle, estatísticas e segurança da rede que muitas vezes se apresentam em forma de falsos users, e estão também conectados (linkados) ao servidor principal HUB da rede.

                    Os usuários ou users, estão conectados ao servidor principal (HUB) ou a um dos servidores secudários (LEAFs), a depender do momento da conexão. Estas redes costumam estar hospedadas geralmente em máquinas VPS (Virtual Private Server), em datacenter (sistema de armazenamento de dados), por intermédio de conta chamada shell (interface de ligação usuário máquina) que é o que possibilita uma rede de IRC permanecer ligada por 24 horas.

                    A STAFF, designação utilizada em IRC tem o significado de grupo de apoio, postos existentes nas redes, com hierarquias por funções específicas, que controlam e gerenciam os serviços, a ordem e organização delas, com o escopo de boa convivencia no chat e qualidade na sua utilização pelos usuários clientes.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!